Alunos da Escola Secundária de Alcanena na final de concurso nacional

(Publicado em: 27 Maio, 2019)

Os alunos da Escola Secundária de Alcanena estão entre os 15 finalistas do concurso nacional da Fundação Galp, que distingue os melhores projetos de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, desenvolvidos por alunos do ensino básico e secundário.

O distrito de Santarém vai estar representado por três alunos da Escola Secundária de Alcanena na categoria Switch Up, dirigida aos alunos do secundário.

O projeto dos alunos da região está envolvido numa investigação científica que aborda a possibilidade de se utilizar a bucha vegetal como filtro para alguns dos poluentes presentes nas águas contaminadas por resíduos líquidos provenientes da indústria dos curtumes. O projeto piloto já foi testado em laboratório, apresentando resultados positivos.

Os vencedores do concurso vão ser conhecidos numa cerimónia que vai decorrer em Matosinhos, no próximo dia 29 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial da Energia.

Os vencedores do concurso recebem entre 1.000€ e 7.000€ de financiamento para a implementação dos seus projetos.

Este projeto educativo da Fundação Galp têm como objetivo promover o envolvimento dos alunos e a sua sensibilização para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos em prol de uma melhoria do consumo sustentável na escola, em casa e na comunidade envolvente, no âmbito do conceito global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.