Atletas do Cartaxo no pódio do Olímpico Jovem Nacional

(Publicado em: 17 Junho, 2019)

Foram oito atletas e um treinador do Concelho do Cartaxo que estiveram representação da Seleção de Santarém no Olímpico Jovem Nacional, que decorreu no passado fim-de-semana, no Estádio da Bela Vista, em Lagoa, no Algarve.

Margarida Patrício, Teresa Abade, Filipa Afonso, Francisca Ávila, Marta Gonçalves, Simão Alexandre e o treinador Nuno Abade da Escola de Atletismo do Cartaxo, juntamente com Duarte Fernandes e Rafael Barros da Casa do Povo de Pontével, foram os atletas em representação da Seleção de Santarém.

Para o Cartaxo vieram três medalhas – duas de ouro e uma de prata.

O atleta Duarte Fernandes venceu a prova dos 300 metros de barreiras, com o tempo de 39,50 segundos, e Simão Alexandre ficou em 1º lugar na prova de salto em comprimento, com a marca de 6,64 metros.

Margarida Patrício arrecadou a medalha de prata nos 250 metros de barreiras, com o tempo de 38,36 segundos.

Muito perto do pódio estiveram ainda os atletas Rafael Barros, 4º classificado no lançamento do dardo com a marca de 46,98 metros; Teresa Abade, 4ª classificada no salto em comprimento com a marca de 5,16 metros e Francisca Ávila, 4ª classificada nos 100 metros de barreiras com um tempo de 15,49 segundos.

Filipa Afonso foi 5ª classificada no lançamento do peso, com a marca de 11,34 metros; Marta Gonçalves ficou na 9ª posição nos 100 metros planos, com a marca de 12,99 segundos e Francisca Ávila ficou ainda na 11ª posição nos 300 metros de barreiras com 50,48 segundos.

Duarte Fernandes e Simão Alexandre participaram ainda na estafeta masculina 4×100, alcançando a 6ª posição.

Teresa Abade, Margarida Patrício e Marta Gonçalves, na estafeta feminina, ficaram na 5ª posição.

Coletivamente, a A. A. Santarém alcançou o 5º lugar.

Note-se que o Olímpico Jovem Nacional reúne os melhores atletas iniciados e juvenis de cada distrito. Em prova estiveram 620 atletas em representação de 20 seleções distritais do continente e ilhas e ainda a seleção de Macau.