Autarquia requalifica Cemitério Municipal

(Last Updated On: 20 Agosto, 2018)

Está em curso um plano de intervenção no Cemitério Municipal de Vila Franca de Xira.

O município “vai requalificar diversos espaços no equipamento e melhorar as suas condições de utilização, correspondendo desta forma às necessidades da população”. Com esta intervenção, a autarquia  “está também a procurar regularizar o máximo possível de situações que atualmente indiciam um estado de abandono”.

Depois de terem sido asseguradas intervenções de requalificação na capela, casa mortuária, casas de banho de apoio e no pátio de entrada, a autarquia prossegue com o plano de melhorias, fazendo também a requalificação de todos os muros de suporte.

O Cemitério Municipal, cuja origem remonta ao século XIX, localiza-se ao longo de uma encosta, na entrada sul da cidade, apresentando  “diversas condicionantes espaciais, que ao longo dos anos têm implicado uma gestão muito cuidada por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira”.

Em paralelo, está ainda a decorrer uma reorganização dos talhões e das campas, criando zonas de circulação pedonal, que facilitem a acessibilidade das famílias às sepulturas.