BICA chega ao concelho de Azambuja

(Publicado em: 18 Março, 2019)

Para assinalar o 16º aniversário da Biblioteca Municipal de Azambuja, vai ser inaugurada a BICA – Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja, esta sexta-feira, dia 15 de março.

“Este serviço consiste numa biblioteca móvel, que procura chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas, na área do Concelho de Azambuja, de forma a facilitar o acesso à cultura e à leitura”, explica a autarquia de Azambuja.

Para a autarquia, “o Concelho de Azambuja tem uma população mais rural e envelhecida, sendo que a existência de uma oferta itinerante dos serviços básicos da biblioteca é primordial”.

Um técnico vai deslocar-se, quinzenalmente, às várias localidades do concelho, para disponibilizar o empréstimo domiciliário de livros e revistas. A oferta será variada e, nesta biblioteca móvel, podem ser anotados pedidos para a próxima deslocação.

Recorde-se que, em 2018,  o sucesso da “Bibliomóvel” abriu a porta à criação da BICA. A “Bibliomóvel” pôs em prática a máxima “Leve, Leia e Devolva”, na freguesia de Alcoentre e União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa e contou com mais de 400 visitantes, 80 inscrições e mais de 270 empréstimos.