Câmara formaliza criação de núcleo de apoio aos Sem-Abrigo

(Last Updated On: 8 Novembro, 2018)

Santarém já tem um núcleo de apoio aos Sem-Abrigo.

O protocolo que formaliza a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo – NPISA de Santarém foi assinado pela autarquia de Santarém e várias instituições regionais e do concelho de Santarém, esta quarta-feira, 7 de novembro.

Esta nova estrutura “pretende dar uma resposta integrada e concertada entre as várias entidades a esta população”,  tendo em conta a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo – ENIPSSA 2017-2023.

O NPISA de Santarém prevê a existência de equipas multidisciplinares interserviços, transporte e espaços de acolhimento, bem como assistência médica, integração profissional e social.

Este projeto tem como entidades parceiras o Instituto da Segurança Social, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Hospital Distrital de Santarém, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a Associação Picapau – Centro de Formação e Recuperação de Toxicodependentes, a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Santarém|Cartaxo e o Lar Evangélico Nova Esperança.