Câmara preocupada com possibilidade de derrocada de encosta

(Last Updated On: 30 Novembro, 2018)

A autarquia de Santarém está preocupada com a possibilidade de derrocada da encosta das Portas do Sol, sobre a linha ferroviária do norte.

A Câmara Municipal de Santarém emitiu um comunicado, na sequência das últimas notícias veiculadas relativas às infraestruturas rodoviárias e ferroviárias da Infraestruturas de Portugal (IP). A autarquia expressa a sua “enorme preocupação” em relação à ausência de informação da IP sobre a consolidação da encosta das Portas do Sol.

A própria IP  já tinha manifestado preocupação em relação a esta encosta, em 2016, quando afirmou à Procuradoria Geral da República que “é necessário e urgente que se efetue uma obra de consolidação na encosta das Portas do Sol, de forma impedir que, por causas naturais, os terrenos se abatam, nomeadamente sobre a via férrea”.

A autarquia manifestou a sua preocupação junto da empresa, solicitando informação sobre as intervenções previstas no que diz respeito à respetiva estabilização.

Passados dois anos, segundo a autarquia de Santarém, “a única atitude que a Infraestruturas de Portugal tem assumido é apenas a de tentar transferir a responsabilidade para outras entidades”, o que a Câmara diz “lamentar  veementemente”.

A Encosta das Portas do Sol delimita com a linha ferroviária do norte, onde diariamente passam dezenas de comboios, transportando milhares de pessoas.