CDS questiona Ministra da Saúde sobre falha que resultou na morte de idosa em Salvaterra

(Publicado em: 5 Fevereiro, 2019)

As deputadas do CDS-PP, Patrícia Fonseca e Isabel Galriça Neto, questionaram a Ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a falha no socorro que resultou na morte de uma idosa no Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos, no passado dia 28 de janeiro.

O INEM só conseguiu ambulância para prestar socorro à idosa de 83 anos à sexta tentativa. Cinco corporações de Bombeiros diferentes terão recusado o socorro à mulher por terem as ambulâncias ocupadas noutros serviços de emergência médica.

Quando a Cruz Vermelha do Carregado, que aceitou o serviço, chegou ao local a mulher já estaria em paragem cardiorrespiratória, tendo sido iniciadas as manobras de reanimação.

Foi acionada uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Santarém, não tendo sido possível às equipas médicas reverter a situação.

As deputadas do CDS querem agora saber se a Ministra da Saúde tem conhecimento da situação que ocorreu em Salvaterra de Magos e “se a titular da pasta está em condições de assegurar que não está em causa o socorro urgente, a tempo e com qualidade às populações do concelho de Salvaterra de Magos”.