CDU aponta problemas no Cartaxo e questiona executivo

(Publicado em: 13 Dezembro, 2018)

Na reunião da Câmara Municipal do Cartaxo, que se realizou no passado dia 3 de dezembro, a CDU (Coligação Democrática Unitária) apontou vários problemas no concelho do Cartaxo e questionou o executivo sobre as eventuais deliberações a seguir.

A lista de problemas apontados pela CDU começa com a falta de manutenção dos equipamentos do Centro de Convívio do Cartaxo, local que é essencialmente frequentado por reformados e pensionistas do município. Segundo a Coligação Democrática Unitária do Cartaxo “no ano passado o ar condicionado avariou e, desde então, que o local deixou de reunir as condições adequadas para a sua utilização, colocando a saúde dos utentes em causa”.

A Rua Mouzinho de Albuquerque, reabilitada recentemente, foi outro dos assuntos levados pela CDU à reunião de câmara. O partido expôs que “já muitas das proteções metálicas dos passeios estão derrubadas, colocando os peões em perigo, até porque esta estrada não tem os tradicionais passeios”. Para o partido “torna-se necessário reparar as proteções com brevidade e também alterar a cor das mesmas, para que os condutores possam aperceber-se do contraste entre a cor dos pilaretes e do piso, que atualmente têm o mesmo tom”.

As infiltrações no Agrupamento Escolar de Pontével voltaram a estar também em cima da mesa. “Foi-nos dito pelo executivo que o assunto estava resolvido, no entanto o problema continuou com a queda de água nas salas e, inclusive, caiu uma das placas que cobre os tetos sobre uma professora, felizmente sem danos de maior”, contou a CDU, que “exige que sejam feitas obras de restauro com urgência, pois desde que esta escola foi inaugurada, há vinte anos, nunca foi alvo de obras de reparação”.

Com a privatização da concessão da distribuição da água, muitos fontanários e bebedouros do município encontram-se desativados, sendo que a CDU questionou a Câmara sobre o que está a ser feito para solucionar este problema.

O partido deixou ainda sugestões a implementar nas freguesias do concelho do Cartaxo, nomeadamente a construção de uma ciclovia entre Vila Chã de Ourique e o Cartaxo e a legalização da Zona Industrial das freguesias da Ereira e Lapa, para que as empresas instaladas e a instalar no local possam exercer a sua atividade dentro da legalidade e possam ser apoiadas pelas entidades oficiais em projetos com fundos bonificados.