Chuva dentro das salas de aula em Pontével

(Last Updated On: 3 Dezembro, 2018)

A chuva intensa que se fez sentir nas passadas semanas alagou salas de aula e alguns corredores no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Escola Básica 2,3 de Pontével, no concelho do Cartaxo. As aulas chegaram a ser suspensas devido à falta de condições de segurança.

Esta denúncia é agora feita pelo deputado municipal do Cartaxo do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Colaço, que diz ter sido alertado por alguns pais.

Também a CDU (Coligação Democrática Unitária) já tinha manifestado a sua preocupação em relação às infiltrações nas Escolas de Pontével, na última reunião do executivo da Câmara Municipal do Cartaxo, que decorreu no passado dia 19 de novembro.

“Tivemos oportunidade de constatar a perigosidade da situação. Ainda escorria água do teto. As salas estavam com vários baldes e outros recipientes para recolher a água e em bastantes más condições. Inclusive as instalações elétricas, na parte de iluminação e equipamentos, estavam a ficar com água”, afirma Francisco Colaço.

“Esta situação entretanto agravou-se na última quinta-feira, depois da chuvadas fortes, com turmas a ter aulas em salas onde os baldes estão a recolher a água que cai e salas repletas de humidade com óbvio prejuízo para todos os alunos e professores”, declarou.

Em reunião com o Diretor do Agrupamento, Francisco Colaço inteirou-se “das dificuldades de efetuar as manutenções necessárias, de limpeza, de correção de algumas fissuras e mesmo outras como o isolamento de alguns tetos, pavimentos e até algumas caixas de incêndio, que não possuem as respetivas mangueiras, o que é uma grave falha de segurança”.

O deputado municipal do BE diz já ter tentado marcar uma reunião com executivo camarário para expor a situação, sendo que “tal não foi possível por terem faltado à reunião agendada”.