CIMLT inaugura primeiro laboratório móvel de aprendizagens em Portugal

(Publicado em: 12 Abril, 2019)

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) inaugurou o primeiro Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática do país, esta sexta-feira, 12 de abril.

Trata-se de um autocarro transformado, equipado com tecnologias digitais, onde vão ser desenvolvidas atividades e experiências inovadoras, planificadas por professores, para as crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário.

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens vai circular pelos 19 Agrupamentos de Escolas integrados no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT).

Neste laboratório móvel não faltam impressoras 3D, drones, mecânica e realidade aumentada.

O objetivo deste projeto é “fomentar a inovação e criatividade” nos alunos e “incentivar às aprendizagens através de experiências práticas, ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como pensamento crítico, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo”, explicou a CIMLT.