Crianças abraçam a água no encerramento das férias ativas

“Um abraço forte e apertado à água porque a água é nossa amiga” foi o mote do encerramento do programa de férias ativas, promovido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Na passada sexta-feira (3 de agosto), 200 crianças, entre os 6 e os 12 anos, despediram-se das atividades que começaram a 26 de junho com uma iniciativa da DECO e da Águas do Ribatejo. As duas entidades responderam ao convite do município e dinamizaram atividades lúdicas e didáticas sobre o tema da água nas piscinas municipais e no pavilhão de Salvaterra de Magos.

Jogos de água, insufláveis, modelagem de balões e jogos tradicionais, como o derrubar as latas ou acertar com as argolas nos pinos, foram algumas das atividades pensadas para os alunos do concelho. As melhores prestações foram recompensadas com brindes alusivos à campanha “A água é de todos. Diz não ao desperdício”, que está a ser levada a cabo em parceria pela DECO e a Águas do Ribatejo.

“Os alunos revelam ter a lição bem estudada. Quando se lança o desafio de ideias para poupar água, chovem sugestões”, salientou a Águas do Ribatejo.

Para Suzana Pestana, técnica da DECO do Ribatejo e Oeste, estas atividades “são uma forma simpática de chegar às famílias”, sendo que “os pais e os avós tendem a dar atenção e a valorizar os conselhos das crianças. Por outro lado, eles serão consumidores mais responsáveis no futuro”.

A vereadora da Educação na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves, que é também ativista ambiental, afirmou que “estas atividades em tempo de férias são muito úteis porque permitem conciliar a atividade desportiva e o lazer com a aprendizagem em áreas como a cidadania, a segurança ou o ambiente. Por outro lado, os pais estão tranquilos porque sabem que os filhos estão felizes e em segurança”.