Dia Mundial da Rádio em Portugal 4 milhões e 900 mil pessoas escutam por dia Rádio

A Rádio e o desporto é o tema deste ano do Dia Mundial da Rádio, desde 2012 que é comemorado oficialmente o 13 de Fevereiro como Dia Mundial da Rádio.Data escolhida pela UNESCO para a comemoração coincide com o dia em que em 1946 a Radio ONU foi estabelecida numa resolução das Nações Unidas.

Começou a transmitir desde a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em onda curta para o resto do mundo. Noticiários e programas com cinco línguas oficiais da ONU – Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol – durante 9 a 12 horas por dia.

A Rádio mesmo após o aparecimento da televisão manteve-se firme como meio de escuta ao longo de várias gerações, mantendo-se como um meio de contacto regular e permanente, mesmo numa época onde desde há 20 anos a internet foi tomando posição como plataforma de divulgação artística, cultural, educacional e informativa.

A rádio adaptou-se no tempo.

A novas tecnologias e equipamentos que foram integrados. A  mobilidade, criatividade e interatividade que as novas plataformas introduziram no ambiente digital, não são senão a mesma lógica e ADN que a rádio sempre posicionou.

A Rádio como plataforma de debate e comunicação, promoção cultural ou de informação em situações de emergência social. Uma plataforma para divulgar artistas, talentos, factos e histórias.

* Em Portugal, 4 milhões e 900 mil pessoas escutam em média por dia, Rádio. São 2 milhões e 600 mil homens, 2 milhões e 300 mil mulheres. Fazem-no em média por mais de 3 horas, todos os dias. 65 % dos homens ouvem rádio numa base diária, tal como 50% das mulheres.

* A audiência rádio em Portugal compreende diariamente cerca de …

700 mil jovens até aos 24 anos.

2 Milhões e 100 mil ouvintes adultos entre os 24 e os 44 anos.

1 Milhão e meio entre os 45 e os 64 anos.

600 mil ouvintes com mais de 64 anos.

* Mas se diariamente 4,9 Milhões de portugueses escutam rádio, o alcançe de contacto a cada semana é maior.

Ao longo de 7 dias, em Portugal, perto de 6 Milhões e 800 Mil pessoas, têm contacto com o Meio Rádio.

Fonte: Marktest 

• Radio atinge mais de 95% da população mundial. A população mundial já ultrapassou 7 bilhões de pessoas.

www.diamundialradio.org/