Farmácias da região fazem rastreio contra o cancro do intestino

(Publicado em: 8 Abril, 2019)

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal estão a promover, na região, a campanha de sensibilização “Não se perca”, que apela ao rastreio contra o cancro do intestino.

Na sequência desta campanha, as farmácias do distrito de Santarém estão a disponibilizar um rastreio gratuito, destinado a pessoas entre os 50 e os 74 anos, durante os meses de março e abril.

“A idade é um dos principais fatores de risco e, por esse motivo, a partir dos 50 anos, qualquer pessoa deve realizar o rastreio. Este método permite identificar precocemente a presença de um tumor ou de pólipos no intestino. Em caso positivo, a pessoa deve ser imediatamente encaminhada para o médico e fazer uma colonoscopia”, explica Maria João Mendes, Farmacêutica e responsável pela implementação deste projeto ao nível nacional.

Este rastreio pode ser feito, em Santarém, na Farmácia Santos Leal; em Ourém, na Farmácia Beato Nuno e, no Cartaxo, nas Farmácias Central e Correia dos Santos.

Em Portugal, existem cerca de 80 mil doentes ativos. Todos os anos são diagnosticados mais de sete mil novos casos e 50% da população desconhece os sintomas.