Incêndio consome 97,5 hectares em Azambuja e Rio Maior

O incêndio rural que deflagrou no passado sábado, dia 4 de agosto, consumiu cerca de 97,5 hectares entre Arrouquelas, em Rio Maior, e Manique do Intendente, no concelho de Azambuja.

O fogo começou na área do Município de Rio Maior, mais concretamente na Quinta do Brinçal, na freguesia de Arrouquelas, por volta das 14h20, e, na sua progressão, acabou por evoluir para a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no concelho de Azambuja.

O incêndio apenas foi extinto por volta das 23h50 de sábado, tendo a área ardida uma extensão de 97,54 hectares – 16,27 hectares em Rio Maior e 81,27 em Azambuja.

Foram ainda registadas seis vítimas ligeiras, cinco bombeiros e um civil. Quanto a edificações, não foi atingida nenhuma habitação, apenas alguns anexos.

Participaram no combate a este incêndio 185 operacionais de várias corporações, 48 viaturas e 4 meios aéreos, 2 helicópteros e 2 aviões médios.

Segundo o município de Azambuja “a situação só não tomou proporções mais preocupantes graças à eficácia do combate efetuado pelos bombeiros, bem como à coordenação, e ainda ao facto de muitos terrenos se apresentarem limpos”.