Infraestruturas de Portugal investe 6,8 milhões para requalificar estradas em Santarém

(Publicado em: 25 Outubro, 2018)

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 6,8 milhões de euros na requalificação das estradas EN362 e da ER361, uma obra com vista à melhoria das condições de mobilidade e segurança da rede rodoviária entre os concelhos de Santarém, Alcanena e Rio Maior.

A apresentação dos investimentos teve lugar na manhã desta quarta-feira, 24 de outubro, na Junta de Freguesia de Alcanede.

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Fernanda Asseiceira, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede e António Laranjo, Presidente da IP, integraram o painel que falou sobre o investimento na rede viária.

O arranque dos trabalhos está previsto para o primeiro semestre de 2019, sendo que a empreitada para a beneficiação da EN362, num troço com cerca de 20,7 quilómetros, situado entre a localidade de Alcanede e o cruzamento com a EN3 nas proximidades de Santarém, tem um preço base de concurso estimado em 3,3 milhões de euros e um prazo de execução de 210 dias.

Esta obra contempla intervenções de pavimentação integral do troço, reforço e adequação dos equipamentos de sinalização e segurança, construção de passeios na zona urbana de Alcanede e melhoria dos sistemas de drenagem da via.

Já a obra de beneficiação do troço entre Amiais de Cima e Alcanena da ER361, tem um valor base de investimento estimado em 3,5 milhões de euros, com um prazo de execução de 330 dias.

Esta intervenção na ER361 consiste no reforço estrutural do pavimento, trabalhos de melhoria dos equipamentos de sinalização e segurança da via, alargamento do perfil transversal e retificação do traçado em duas zonas de curvas e melhoramentos ao nível dos sistemas de drenagem.