Mónica Venda Vence Prémio Lançado pela Nersant

(Publicado em: 27 Outubro, 2016)

Mónica Venda, natural de Glória do Ribatejo, foi distinguida esta terça-feira, 25 de outubro, em Tomar, com um dos prémios do concurso de ideias de negócio lançado pela Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant – no âmbito do programa Incubar+Lezíria.

O projeto – Vegan Cheesy – apresentado na área da Agroindústria e Alimentação, pretende fabricar e comercializar produtos vegetarianos, sem qualquer adição de ingredientes de origem animal, criando sobretudo alternativas ao tradicional queijo preparado com laticínios.

“Foi com muita honra que recebi este reconhecimento por parte da Nersant, num concurso com um júri idóneo e composto por personalidades reconhecidas quer no mundo científico, quer no mundo empresarial”, referiu Mónica Venda, engenheira do ambiente e co-autora do “Livro das Receitas Vegan”.

O júri considerou a ideia inovadora, na área da produção e comercialização de produtos vegetarianos, muito bem estruturada e planificada, com potencial de mercado, de criação de valor, de desenvolvimento do negócio e de criação de vários postos de trabalho.

“Este produto foi desenvolvido no seguimento de uma tomada de consciência alimentar e pretende ser um complemento saudável, com baixo teor em gordura, isento de laticínios, isento de glúten, isento de qualquer produto de origem animal”, contou a responsável pelo Vegan Cheesy.

Mónica Venda acrescentou que pretende “conseguir que esta alternativa chegue ao maior número de pessoas, sobretudo as que, por questões de saúde, estão mais limitadas às opções existentes atualmente ou simplesmente chegar às pessoas que, por questões éticas, tomam a decisão de não consumir produtos que causem sofrimento animal”.

Os vencedores do concurso de ideias foram conhecidos em julho, mas a Nersant formalizou esta terça-feira, na presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e da Presidente da direção daquela Associação Empresarial, Maria Salomé Rafael, a entrega dos prémios aos contemplados. O objetivo do concurso, o primeiro de quatro previstos no âmbito do Incubar+Lezíria, é fomentar o empreendedorismo e atrair projetos qualificados e inovadores para a Lezíria do Tejo.

Os premiados vão ter um conjunto de benefícios que visam apoiar o desenvolvimento dos seus projetos e uma bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial durante 3 meses.