Município investe mais de 1,5 milhões de euros na mobilidade do concelho

(Publicado em: 27 Maio, 2019)

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai investir mais de um milhão e meio de euros na mobilidade do concelho.

A autarquia vai avançar com a repavimentação da Rua do Mercado Novo, em Marinhais, um investimento que terá um custo de cerca de 137 mil 717 euros e uma duração prevista de 90 dias.

Segundo a autarquia, foi também já lançado e publicado em Diário da República o Concurso Público para a construção de vias pedonais na Estrada Nacional 114-3, em Várzea Fresca, Foros de Salvaterra, um investimento de cerca de 438 mil euros em que o prazo de execução é de 180 dias.

Ao mesmo tempo, decorre ainda o Concurso Público para a Empreitada de Melhoria da Mobilidade na Área Industrial de Pinhal dos Mouros, sendo este investimento na ordem dos 340 mil euros. O projeto inclui a pavimentação da faixa de rodagem e a criação de uma ciclovia, sendo o prazo de execução prevista para esta empreitada de 120 dias.

As duas empreitadas a Concurso Público contam com apoio de fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo 2020.

Com estas empreitadas, a autarquia pretende “melhorar as condições de circulação de peões, aumentar a segurança e privilegiar as deslocações pedonais e cicláveis, em detrimento do automóvel”.

Em fase de conclusão estão ainda as obras de reabilitação dos taludes e faixa de rodagem do Dique que liga a sede de Concelho à aldeia avieira do Escaroupim, obra esta orçada em cerca de 740 mil euros, que conta com o apoio de fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).