Município prepara recolha de lixo ao domicílio

(Publicado em: 10 Abril, 2019)

O Município de Almeirim está a preparar a recolha de lixo porta a porta.

Este projeto-piloto vai ser conduzido pela empresa intermunicipal Ecolezíria, que vai fazer a recolha do papel e cartão, embalagens e resíduos orgânicos porta a porta, em dias e horas a programar.

A intenção deste projeto de recolha de resíduos ao domicílio é por em prática a necessidade de proteger o ambiente, reciclar mais e reduzir o volume de resíduos nos aterros, sem a “desculpa” de que os ecopontos estão longe ou não tem recipientes para separar os resíduos.

A autarquia de Almeirim explicou que “a recolha e deposição de resíduos, nos Municípios da Ecolezíria, custa muitos milhões de euros por ano e a sua redução implica que também os munícipes possam pagar menos no futuro”.

Para isso, vão ser distribuídos, pelos munícipes aderentes, sacos e recipientes próprios para a separação do lixo, que pode ser valorizado e reciclado.

Os interessados em saber mais sobre este projeto de recolha, no Município de Almeirim, podem participar na sessão de esclarecimento, que vai decorrer esta quinta-feira, dia 11 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre do Município.

Quem não poder estar presente, pode informar-se também através do número 243 594 106.

Note-se que, o Concelho de Almeirim produz cerca de mil toneladas de lixo por mês, o que corresponde entre 30 a 35 toneladas de lixo por dia.