Orçamento Participativo Jovem de Portugal é apresentado na Chamusca

(Publicado em: 17 Abril, 2019)

O Orçamento Participativo Jovem de Portugal 2019 (OPJovem 2019) vai ser apresentado na Chamusca.

Esta apresentação acontece no próximo dia 24 de abril, a partir das 15h00, na Loja Ponto JÁ, instalada no Espaço Matriz 21, no edifício dos Paços do Concelho.

A iniciativa OPJovem, pioneira a nível mundial, desafia os cidadãos, entre os 14 e os 30 anos, a apresentar e decidir projetos de investimento público, num valor total de 500 mil euros, destinando-se este encontro à apresentação de propostas.

Na edição de 2019, podem participar cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros a residir em Portugal, dentro da referida faixa etária.

As propostas a apresentar podem integrar as áreas de Educação Formal e não Formal; Emprego; Habitação; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Governança e Participação; Igualdade e Inclusão Social.

As propostas devem:

  • beneficiar mais do que um município em todo o território nacional;
  • ser tecnicamente exequíveis;
  • não configurar pedidos de apoio ou prestação de serviços;
  • não implicar a construção de infraestruturas;
  • não contrariar políticas públicas planeadas ou em curso;
  • não ultrapassar o montante de 100 mil euros.

As inscrições podem ser feitas através do número 968 912 121 ou pelo e-mail gab.juventude@cm-chamusca.pt.

A votação das propostas de 2019 decorre entre 22 de junho e 4 de agosto, via SMS ou através do site opjovem.gov.pt. Os resultados serão conhecidos até ao dia 12 de agosto.

Nas duas edições anteriores foram apresentados mais de 800 propostas, que foram votadas por mais de 13 mil cidadãos jovens.