Presidente da Câmara do Cartaxo pede audiência urgente com a Ministra da Saúde

(Publicado em: 14 Janeiro, 2019)

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, pediu uma audiência, com carácter de urgência, com a Ministra da Saúde, Marta Temido.

O Presidente quer soluções que garantam a igualdade de acesso aos cuidados de saúde.

O reforço do número de médicos de família e o início das intervenções de manutenção e melhoria nas instalações onde funcionam as unidades de saúde do concelho são as reivindicações que o Presidente pretende discutir com a Ministra.

Atualmente o concelho do Cartaxo tem quase cinco mil utentes sem médico de família, centrando-se a preocupação da autarquia com a falta de médicos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), que partilha as instalações com a USF Cartaxo Terra Viva.

A USF Cartaxo Terra Viva e a UCSP apresentam desigualdade no quadro de pessoal médico – enquanto a USF, com 9 258 utentes inscritos, tinha, em 31 de dezembro de 2018, cobertura total de médico de família, a USCP, por sua vez, apresentava 4 954 utentes sem médico de família, para um total de 4 987 utentes inscritos, sendo que esta unidade conta com três médicos, um dos quais em situação de prestação de serviços e outro em situação de doença prolongada.

Já no que diz respeito às intervenções de manutenção e melhoria das infraestruturas, a autarquia refere a USF D. Sancho I, em Pontével, que necessita de “pinturas gerais, reforço de isolamentos e de reparação de áreas do pavimento, para que as condições para utentes e profissionais, se possam manter”.