Requalificação do Museu de Benavente em discussão

(Publicado em: 18 Março, 2018)

O Museu Municipal de Benavente vai ser requalificado. Em discussão está a fachada do edifício – o município está a ponderar se mantém a atual fachada do palacete do século XVIII, que acolhe o museu, ou se opta por “uma imagem de maior modernidade”.

Para recolher opiniões na missão de escolher qual dos projetos avança, decorreu, no Cineteatro de Benavente, uma sessão pública, que teve uma grande adesão.

A intervenção, a concluir até ao final de 2019, procura melhorar as condições “deficientes” do Museu, que compõe a Rede Nacional de Museus e que expõe cerca de 20.000 objetos. A obra prevê um custo de 900.000 euros, com comparticipação comunitária.

As coleções de traje, alfaias agrícolas, ofícios tradicionais, cerâmica e de fotografia do museu “exigem pelo seu valor e pelas suas características próprias, a criação de espaços específicos para exibição e reservas, garantindo as condições de conservação e segurança adequadas para os objetos”, pode ler-se no documento de apresentação do projeto do “novo” Museu de Benavente.

Atual fachada do século XVIII

Proposta – Modernidade