Salvaterra de Magos prepara-se contra incêndios

(Publicado em: 8 Fevereiro, 2019)

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o Destacamento Territorial de Santarém da GNR realizaram esta quinta-feira, 7 de fevereiro, uma reunião de trabalho com vista à preparação das ações de prevenção de Defesa da Floresta contra Incêndios, no âmbito da “Operação Floresta Segura 2019”.

A autarquia e a GNR discutiram as iniciativas de sensibilização e fiscalização sobre a limpeza de terrenos, que serão levadas a cabo pela GNR, inseridas na 1ª fase da Operação, que decorrerá no distrito de Santarém de 18 de fevereiro a 15 de março.

No concelho de Salvaterra de Magos está prevista a circulação, pelas freguesias, de um posto móvel da GNR, que vai informar a população sobre as ações de limpeza dos terrenos e locais prioritários.

Recorde-se que até ao dia 15 de março os proprietários terão de ter feita a gestão de combustível nas faixas de largura de 50 metros em redor dos edifícios isolados e nas faixas de largura de 100 metros em redor dos aglomerados populacionais.

Note-se que o concelho de Salvaterra de Magos registou uma redução de 88% da área ardida, em relação à média dos últimos 10 anos, e o número de ignições apresentou uma redução de 51%. Esta informação foi avançada na referida reunião entre a autarquia salvaterrense e o Destacamento Territorial da GNR de Santarém.