Tagusvalley lançou programa de inovação para empresas

(Publicado em: 22 Abril, 2019)

O Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo lançou recentemente o programa Innovation Seed que visa divulgar e aproximar as competências instaladas no Pólo de tecnologia e ciência de Abrantes ao serviço das empresas da região.

O Innovation Seed foi um dos 9 projetos complementares que integram a Rede de Apoio ao Empreendedorismo INOV C 2020, um consórcio liderado pela Universidade de Coimbra e do qual o Tagusvalley é parceiro.

O programa de apoio, que se destina sobretudo às empresas do setor agro-alimentar e industrial, tem como principal objetivo “promover a transferência de tecnologia e ciência nacional para as empresas da região e permitir que as mesmas tenham acesso e participação em projetos de I&D – Investigação e Desenvolvimento”, afirma Pedro Saraiva, Diretor-Executivo do Tagusvalley.

Enquanto que no caso do setor alimentar o Innovation Seed pretende criar, em parceria com as empresas, um produto ou equipamento piloto que visa permitir a demonstração do processo de desenvolvimento de um novo produto ou processo de conservação, no caso do setor industrial o objetivo é demonstrar as potencialidades que os sistemas de monitorização e controlo têm no processo produtivo das indústrias.

A implementação do Innovation Seed dar-se-á com a construção de um plano de ação que prevê, entre outras medidas, o aumento do número de projetos de Instalação Piloto e de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) no território.