Trânsito condicionado na Ponte Rainha Dona Amélia

A circulação na Ponte Rainha D. Amélia, que liga das localidades de Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, a Porto de Muge, no concelho do Cartaxo, vai estar limitada, a partir de hoje (14 de Fevereiro). A circulação está impedida a veículos com mais de 3.500 kg, a velocidade não deve ultrapassar os 30 quilómetros por hora.

Esta decisão foi tomada pelas Câmaras Municipais do Cartaxo e Salvaterra de Magos, após recomendação da Infraestruturas de Portugal (IP), salientando que devia ser adotada “de imediato”.

Devido às condições estruturais da ponte, “deverá ser promovida a reparação urgente dos aparelhos de apoio situados sobre o P13 e sobre o Encontro do lado de Salvaterra, ambos do lado jusante”, declarou a Infraestruturas de Portugal aos municípios.

As autarquias vão ainda avançar com o processo de concurso para a reparação dos equipamentos de apoio do tabuleiro da ponte, que têm sido danificados pelo excesso de cargas na ponte. Os Municípios do Cartaxo e de Salvaterra de Magos têm observado uma utilização abusiva do tabuleiro da Ponte Rainha Dona Amélia, por veículos que ultrapassam largamente as restrições impostas pela então Junta Autónoma das Estradas, constatando ainda a dificuldade de fiscalização por parte das autoridades policiais, devido à falta de elementos.

Esta decisão da IP surge na sequência da reunião, com o Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, no passado dia 4 de Janeiro, em que foram apresentadas as preocupações de ambos os autarcas, e foram encaminhados os relatórios a que os municípios tiveram acesso sobre esta infraestrutura.