Autárquicas Ana Mesquita Setembro 27, 2021 (Comments off) (444)

Cartaxo é do PSD (com áudio)

João Heitor (PSD) é o novo presidente da câmara municipal do Cartaxo.

Numa noite eleitoral que cedo se percebeu ser diferente de todas as outras, o PSD alcançou uma maioria confortável, com mais de 46 por cento (o melhor resultado de sempre dos social-democratas no concelho), e o PS perdeu a única câmara no distrito de Santarém que era socialista desde as primeiras Autárquicas realizadas em democracia (1976). Assim, o executivo será constituído por quatro eleitos do PSD e três do PS.

O panorama também se alterou na Assembleia Municipal, com o PSD a ficar com a maioria dos eleitos, ainda que relativa (PSD 10, PS 7, CHEGA 2, CDU 1, BE 1). A estes, juntar-se-ão os presidentes de Junta de Freguesia (6).

Nas freguesias também se registaram mudanças assinaláveis, com o PS a perder duas (União de Freguesias Ereira e Lapa e União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta) para o PSD. Em ambos os casos, o PSD conseguiu maioria (Ereira e Lapa PSD 7, PS2; e Cartaxo e Vale da Pinta PSD 7, PS 4, CHEGA 1, CDU 1). Nas restantes, apenas em Vila Chã de Ourique o candidato socialista, Vasco de Sousa Casimiro, reforçou a maioria, tirando um eleito ao PSD (PS 7, PSD 2).

O PS venceu em Vale da Pedra, mas sem maioria (PS 4, PSD 3, CDU 2), tal como em Valada (PS 3, PSD 3, CDU 1).

Em Pontével, Jorge Pisca (MIP) foi reeleito para mais quatro anos, com 51,07 por cento dos votos, que correspondem a

cinco eleitos. O PS ficou com três eleitos e a CDU com um.

Resultados Concelho do Cartaxo Aqui Resultados distrito de Santarém Aqui Resultados Nacionais Aqui

Também pode gostar