Atualidade Política Saúde Ana Mesquita Novembro 16, 2021 (Comments off) (182)

Faltam médicos de família em Benavente

O concelho de Benavente tem mais de 8 mil utentes sem médico de família. A carência de clínicos é um problema há já longos meses, com maior incidência nas freguesias de Benavente, Santo Estevão e Barrosa.

Segundo Carlos Coutinho, presidente da câmara municipal de Benavente, “possivelmente, a solução está em ir buscar médicos ao estrangeiro”, dando o exemplo de uma médica cubana que se encontra há alguns anos em Benavente.

O autarca informou que já deu conta das suas preocupações à Ministra da Saúde, que reconheceu os problemas, mas que também não conseguiu apresentar qualquer solução, uma vez que a falta de médicos afeta todo o país.

O Centro de Saúde de Benavente tem apenas dois médicos a tempo inteiro, contando ainda com o apoio dos médicos tarefeiros, que garantem o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e são, muitas vezes, o único auxílio da população.

Carlos Coutinho adiantou que o município irá reunir com mais um médico, na tentativa de o aliciar a trabalhar em Benavente, podendo também este vir já a auferir das condições do programa de incentivos de captação de médicos criando pela câmara municipal.

Também pode gostar