Atualidade Opinião Joaquim Palmela Novembro 22, 2021 (Comments off) (139)

Opinião – As 5 principais tendências do futuro da educação

Opinião: João Pedro Resende, CEO da Hotmart

AHotmart, empresa global de tecnologia e líder no mercado de produtos digitais, aponta as principais tendências que podemos esperar do setor da educação nos próximos anos, bem como as oportunidades que as novas tecnologias vieram trazer ao futuro da educação.

O mercado da educação está a mudar. A rápida evolução tecnológica, acelerada pela pandemia, levou a que novos modelos de ensino tenham vindo a ganhar um grande destaque. É o caso dos cursos online, cuja procura e oferta aumentaram consideravelmente nos últimos anos. No entanto, apesar da procura crescente por estas soluções de ensino mais flexíveis, não é suposto que estas substituam o modelo de ensino tradicional, mas sim que coexistam com ele, disponibilizando novas alternativas sem as mesmas limitações.

De acordo com CEO da Hotmart, João Pedro Resende, estas são as 5 principais tendências que vão marcar o futuro da educação:

  1. Ensino online

O ensino online é uma das principais tendências da educação do século XXI. Isto porque apresenta uma alternativa fácil a algumas das limitações do modelo de ensino tradicional, como os custos elevados para as instituições e alunos, a longa duração da formação, as limitações geográficas e a facilidade com que os profissionais se tornam obsoletos para as novas funções que surgem com os avanços da tecnologia.

  1. Educação descentralizada

O ensino do futuro deverá ser mais descentralizado, dando a cada aluno a oportunidade de aprender ao seu próprio ritmo, de forma adaptada às suas necessidades e sem limitações geográficas.

  1. Ensino “de baixo para cima”

As tecnologias de ensino online permitem que mais pessoas ensinem e partilhem conhecimento, além de darem aos professores acesso a ferramentas e materiais didáticos de qualidade.

  1. Aprendizagem em comunidade

A educação do futuro será baseada na construção de comunidades onde estudantes e professores se ajudam mutuamente e constroem conhecimentos em conjunto, de forma colaborativa.

  1. Coexistência do ensino tradicional e do ensino online

Segundo o CEO da Hotmart, o futuro da educação reside num modelo capaz de combinar o melhor do ensino presencial e do ensino online. Desta forma, os dois modelos deverão coexistir, pelo que o ensino online irá desempenhar um papel importante para ajudar a democratizar o acesso ao conhecimento.

Neste sentido, a educação do século XXI deverá ser pautada, cada vez mais, por um modelo de ensino descentralizado e horizontal, em simultâneo com o tradicional das escolas e instituições de ensino superior.

A Hotmart já faz parte deste futuro, ao disponibilizar diversos produtos digitais, como cursos onlinee-books e outros materiais de ensino. Atualmente, são mais de 490 mil produtos registados em diversos idiomas. Pode encontrá-los em hotmart.com.

Sobre a Hotmart

Fundada em 2011, a Hotmart é uma das líderes globais no mercado de produtos digitais. A empresa conta com mais de 1,5 mil colaboradores e disponibiliza todo o ecossistema necessário para quem deseja aprender, ensinar e empreender online. Com sede em Amesterdão (Países Baixos) e escritórios no Brasil, Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos, França e Reino Unido, a Hotmart conta com mais de 30 milhões de utilizadores, mais de 490 mil produtos registados e vendas em 188 países. Para saber mais sobre Hotmart visite www.hotmart.com.

Também pode gostar