Atualidade Política Saúde Ana Mesquita Novembro 25, 2021 (Comments off) (177)

Deputados do PS defendem reposição urgente do SAP de Coruche

Os deputados socialista eleitos pelo distrito de Santarém defendem a reposição urgente do horário de funcionamento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) de Coruche, que até março de 2020 funcionava 24 horas por dia e que passou a encerrar a partir das 20h durante a pandemia dada a necessidade de afetar recursos.

Os deputados consideram que já se justifica a reconversão do horário de forma a “aliviar a pressão” sobre as urgências do Hospital Distrital de Santarém. Por isso, querem que a Ministra da Saúde lhes diga “que medidas estão a ser tomadas junto da ARSLVT [Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo] e do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] da Lezíria para resolver este constrangimento que coloca as populações do concelho de Coruche e dos concelhos limítrofes numa situação de vulnerabilidade na resposta de SAP? Que medidas são necessárias para que estejam equacionadas as condições necessárias para repor a resposta do SAP por 24 horas, como sempre foi?”.

Os deputados consideram que a não reposição do horário representaria “um enorme retrocesso” nos ganhos criados por esta rede de cuidados de saúde e lembram que a conquista do SAP em Coruche foi “determinante para responder às grandes distâncias” deste concelho, com mais de 1 115 quilómetros quadrados e com freguesias que distam mais de 30 quilómetros da sede de concelho e mais de 70 quilómetros da capital de distrito e do Hospital Distrital de Santarém.

Também pode gostar