Deputados em Visita Germoplasma animal na Fonte Boa

Os deputados do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso e Ricardo Vicente visitaram dia 2 de Outubro, o Banco Português de Germoplasma Animal, localizado na Quinta da Fonte Boa, no Vale de Santarém. Esta entidade, dirigida por Rosa Lino Neto, é gerida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), representada por Pedro Vieira, e por Pero Carolino, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Na comitiva participaram também Vítor Franco, deputado municipal em Santarém e Francisco Cordeiro, da coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda.

O Banco Português de Germoplasma Animal (BPGA) tem como objetivo assegurar a recolha e manutenção de germoplasma – sémen, embriões, células somáticas e DNA – de todas as raças nacionais de animais domésticos, permitindo a salvaguarda de património genético ameaçado.

A visita faz parte de um conjunto de reuniões que o grupo parlamentar está a promover com vista à preparação de uma iniciativa legislativa de valorização das espécies autóctones, tanto animais como vegetais. O Bloco de Esquerda considera que devem ser pensados e apoiados modelos agro-silvo-pastoris de forma a tornar os territórios mais resilientes aos incêndios e às alterações climáticas, fixar população nos territórios de baixa densidade e fomentar a economia local, aproveitando os recursos ecológicos  existentes (espécies animais e vegetais tradicionais).

Da reunião com os responsáveis pelo Banco Português de Germoplasma Animal conclui-se que, para estas instituições poderem fazer o seu trabalho de preservação das espécies autóctones, são precisos mais recursos humanos e materiais.

Noticias relacionadas

Deixe um Comentario

*