Atualidade Sociedade Ana Mesquita Agosto 20, 2021 (Comments off) (359)

Alojamento Local *

Conteúdo patrocinado

Alojamento Local

O alojamento local é um estabelecimento comercial que presta um serviço de alojamento turístico num apartamento, quarto, casa ou hostel.

Perguntas & Respostas

O alojamento local que reservei não me deixa fazer o check-in, porque ainda não tenho o certificado e recuso-me a fazer teste. Podem fazer isso?

Sim. Atualmente, a legislação em vigor determina que o acesso a estabelecimentos turísticos ou a estabelecimentos de alojamento local, independentemente do dia da semana ou do horário, depende da apresentação, pelos clientes, no momento do check-in, de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo.

Tenho uma reserva para agosto num alojamento local, mas agora receio que no destino haja um surto ativo. Por esse motivo, quero cancelar a reserva do meu alojamento local. Posso fazê-lo sem pagar qualquer penalização?

Os cancelamentos de alojamentos por receio de contágio por parte do consumidor deverão ser regulados pelas políticas de cancelamento do alojamento acordadas, pelo que é importante consultá-las e entender se lhe será ou não aplicada qualquer penalização. Caso tenha efetuado a reserva através de uma plataforma eletrónica, consulte igualmente as condições específicas que lhe foram apresentadas através deste meio, uma vez que as condições de reserva podem ser geridas, única e exclusivamente, através destes novos mecanismos de contratação.

Tinha uma reserva de um alojamento para o início de setembro e, tendo em consideração todo este surto do Covid, agravado por estas novas variantes, o proprietário ligou-me referindo que queria reagendar a reserva por receio de uma nova vaga. Sugeriu-me uma data que não me agrada e por esse motivo quero ser reembolsado do valor que paguei. Posso? As partes terão de se submeter às condições de política de cancelamento do alojamento. Caso nada esteja previsto quanto ao cancelamento por parte do proprietário, então o consumidor reserva o direito de pedir o reembolso do que pagou.

A DECO RIBATEJO E OESTE informa que se mantém disponível diariamente para esclarecer as dúvidas dos consumidores, de forma a mantê-los informados e mais protegidos. deco.ribatejoeoste@deco.pt / 243 329 950.

Agosto 2021

* A DECO lançou este mês o “Guia de Turismo e Lazer em tempos da pandemia COVID-19”, edição online para 2021, que reúne informação e conselhos para os consumidores turistas .

Esta publicação apresenta informações sobre diferentes áreas: Certificado Digital Covid-19 da UE; Transporte Aéreo; Alojamento Local; Reservas em Hotéis, Parques de Campismo e Caravanismo; Praias e Piscinas; Restauração; IVAucher; Espetáculos e Festivais; Cinemas, Teatros e Ginásios.

Cada capítulo pretende responder às principais dúvidas dos consumidores e conta ainda com conselhos da DECO para umas férias e regresso ao lazer mais seguros e informados!

Veja o guia completo disponível aqui.