Atualidade Sociedade Ana Mesquita Março 21, 2022 (Comments off) (669)

APPT quer elevar nome do Cartaxo

Já foi apresentada oficialmente a Associação Praça Para Todos (APPT), que vai gerir os destinos da Praça de Toiros do Cartaxo nos próximos três anos.

Uma associação pensada há já seis anos, formada por um grupo de amigos que ainda não tinham encontrado o apoio necessário para avançar, diz Vítor Teixeira Santos, nomeado presidente da APPT, que salienta que o que os une é o amor à terra e à Praça, “e tivemos a sensação que se não agarrássemos nisto, esta Praça iria para o chão, como aconteceu na Póvoa de Varzim, em Viana do Castelo, Vila Real de Santo António, etc”.

Vítor Teixeira Santos diz que os objetivos da APPT passam por fazer novos aficionados, “e na primeira corrida vamos dar cem bilhetes aos jovens”, elevar a Praça, o nome do Cartaxo e o Cartaxo, “já que isto vai mexer com o comércio, a restauração e isso tudo”, e, sendo uma organização sem fins lucrativos, voltar a dar à terra os eventuais lucros conseguidos. Quer isto dizer “investir 30 por cento dos eventuais lucros em melhorias na Praça de Toiros e distribuir os restantes 70 por cento por instituições de solidariedade social do concelho”.

Para já, a APPT apresentou o cartel de 1 de Maio. Em Praça vão estar João Salgueiro, Rui Fernandes, João Salgueiro da Costa e Duarte Fernandes, num confronto de dinastias. Para as pegas dos seis Passanha estarão os forcados de Coruche, Cascais e Cartaxo.

Mas a APPT não se fica por aqui e quer, já neste primeiro ano, organizar quatro corridas de toiros.

A APPT já foi oficialmente apresentada. A associação é responsável pela Praça de Toiros do Cartaxo durante os próximos três anos.