Cultura Destaque Sociedade Ana Mesquita Abril 20, 2022 (Comments off) (195)

Ascensão é (outra vez) na Chamusca

De 21 a 29 de maio, todos os caminhos vão dar à Chamusca. É o regresso em grande da Ascensão, que este ano traz nomes como Áurea, Marisa Liz, Herman José, Sara Correia, Maninho, Calema, Ágata, David Antunes, Syro e Fernando Daniel.

Com entrada livre e gratuita, a festa que agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e que reúne anualmente milhares de visitantes, arranca a 21 de maio, com Áurea e Marisa Liz, no palco principal. O palco vai ser ocupado por Herman José a 22, Sara Correia no dia 23, Maninho a 24, Calema a 25, Ágata a 26, David Antunes no dia 27, Syro a 28 e Fernando Daniel a fechar, a 29 de maio.

Mas o expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, 26 de maio, feriado municipal. São esperados milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros pela rua. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca. 

Este dia fica, também, marcado pela Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

A Semana da Ascensão apresenta, igualmente, uma mostra empresarial, mostras gastronómicas, de artesanato e de produtos regionais, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e muita tradição.