Atualidade Educação Sociedade A Redação Fevereiro 1, 2024 (Comments off) (552)

Atividades para seniores na aldeia do Pinheiro Grande já arrancaram

Já arrancaram, no Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, as atividades para seniores, numa iniciativa do Município da Chamusca em parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio do Pinheiro Grande, integradas na oferta da Rede de Universidades Sénior do Concelho da Chamusca (RUSCha).

A RUSCha conta atualmente com mais de 120 seniores inscritos, das várias freguesias do concelho. Do plano curricular fazem parte 13 disciplinas do tronco comum, sete das quais sessões práticas de duas horas por semana e seis sessões teóricas de uma hora por semana.

A RUSCha é um projeto promovido pela Câmara Municipal da Chamusca em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com a Sociedade de Instrução e Recreio do Pinheiro Grande, que aponta para um modelo evolutivo da Educação Sénior e tem como objetivo promover e fortalecer o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, garantindo igualdade de acesso a oportunidades educativas e culturais de qualidade em todas as freguesias do concelho, bem como estimular a participação ativa e inclusiva dos idosos no desenvolvimento das suas comunidades.