Atualidade Sociedade A Redação Setembro 18, 2023 (Comments off) (291)

Beatriz Ramos é a Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2023

O Cartaxo assistiu, no sábado, a uma noite cheia de glamour, com a Gala de Eleição do Rei e Rainha das Vindimas.

Inicialmente prevista para o Parque de Santa Eulália, a Gala teve de ser mudada à última da hora para o Pavilhão Municipal de Exposições, uma vez que as previsões meteorológicas apontavam para mau tempo, mas as expetativas das centenas de pessoas que se dirigiram ao pavilhão não foram, com toda a certeza, defraudadas.

O espaço estava cuidadosamente arrumado, o palco, ao fundo, muito bem iluminado e a Big Band do Concelho do Cartaxo, que reúne músicos de todas as bandas filarmónicas do concelho, dirigida pelo maestro Rolando Ferreira, esteve soberba.

Aliás, a abertura do espetáculo foi ao som do Fandango do Cartaxo, na voz de Filipa Maltieiro, acompanhada pela Big Band, que interpretou pela primeira vez em público a marcha “Cartaxo em festa”, um original de José Niza, com partitura do maestro Santos Rosa e arranjos de Rolando Ferreira.

A juntar a estes ingredientes, destaque, ainda, para o desfile em traje regional, em que as candidatas e candidatos dançaram, ainda antes do desfile e vestidos a rigor, com elementos dos ranchos folclóricos do concelho, que se fizeram representar por um par cada, ao som de uma tocata constituída, igualmente, por elementos de todos os ranchos.

Após o desfile em traje regional, chegava a hora do primeiro prémio da Noite, o Prémio Vítor de Sousa, que distingue a (o) mais simpática (o) e é atribuído pelos candidatos. A vencedora foi Margarida Gaia, candidata de Vila Chã de Ourique.

Depois do desfile casual, em que os candidatos fizeram uma coreografia que culminou na formação de um cacho de uvas, foi a vez do Prémio Fotogenia, escolhido pelo fotógrafo oficial do evento, Diogo Marques. A vencedora foi Beatriz Ramos, candidata de Valada.

Ainda antes do desfile em traje de gala houve tempo para fado, com os fadistas Cláudia Zarro e Hugo Faustino, que arrancaram sonoros aplausos da plateia.

Seguiu-se o desfile em traje de gala, que haveria de culminar na coroação dos reis e da respetiva corte, não sem antes as claques se fazerem ouvir de forma ruidosa.

Foi, também, tempo para que os reis, damas de honor e pajens de 2022 se despedissem dos seus reinados.

O júri atribuiu os títulos de 2º Pajem a Bernardo Jardim e de 1ª Dama a Eva Rodrigues, ambos da União de Freguesias Ereira e Lapa; Rafael Louro, de Valada, foi eleito 1º Pajem e Carolina Matos, de Vale da Pedra 1ª Dama; Tomás Formiga, de Vale da Pedra, foi coroado Rei e Beatriz Ramos, de Valada, é a Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2023.