Atualidade Sociedade Ana Mesquita Dezembro 7, 2021 (Comments off) (234)

Bombeiros Municipais do Cartaxo celebraram 85.º aniversário

O 85.º Aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foi assinalado no dia 25 de novembro, no quartel da corporação, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos, numa cerimónia condicionada pela pandemia da doença Covid-19.

A habitual festa foi, este ano, substituída por “um encontro entre o executivo municipal e os nossos bombeiros para celebrarmos juntos os seus 85 anos de serviço público e homenagearmos aqueles que já não se encontram entre nós”, referiu o presidente da câmara do Cartaxo, João Heitor.

João Heitor destacou o sentido de missão da corporação cuja resiliência foi posta à prova. Foi necessário “assumir uma nova frente de trabalho na proteção à comunidade. O combate a incêndios, o socorro às populações, a proteção de pessoas e bens, não foram suspensos pela pandemia”, afirmou o autarca.

Vítor Rodrigues, comandante da corporação, lamentou “que as nossas famílias não possam estar presentes. Mais do que qualquer entidade ou pessoa, são as nossas famílias quem melhor compreende o esforço que estes quase dois anos de pandemia nos exigiram”.

Para o comandante dos Bombeiros Municipais, a capacidade de resposta à pandemia, destacada pelo presidente da Câmara Municipal, “resulta do caráter excecional de cada um dos elementos desta corporação e do seu sentido de missão, aliados à procura constante de competências técnicas que lhes permitam ostentar com orgulho a sua condição de bombeiros. Ser bombeiro ultrapassa em muito o conceito de profissão, é uma condição que marca todas as nossas ações, todos os aspetos da nossa vida”.