Câmara de Santarém aprova moção pela atividade taurina, por unanimidade

O Executivo Municipal aprovou no, dia 06 de julho, um Moção de Reabertura da Atividade Taurina, apelando a que seja considerada a equidade na adoção de medidas para a área da cultura como um todo, sem discriminação de qualquer expressão cultural. Refere a moção que, se na legislação portuguesa os espetáculos tauromáquicos são espetáculos de natureza artística, se a tauromaquia é tutelada pelo Ministério da Cultura, então não é de justiça que não esteja sujeita a medidas de prevenção semelhantes às de espetáculos de outras artes.

A tauromaquia é um espetáculo sazonal, que se realiza maioritariamente entre março e outubro, e que, devido à pandemia provocada pela COVID-19, tem tido prejuízo significativo para as empresas do sector.

A Câmara Municipal de Santarém, pela presente moção, recomenda ao Governo e à DGS que aprovem regras justas de funcionamento dos espetáculos, nomeadamente no que se refere ao número de lugares e filas condicionados e ao ajustamento das mesmas em função da capacidade de cada equipamento tauromáquico (Praça de Toiros), indispensável para minimizar os prejuízos causados aos profissionais do sector pela pandemia COVID-19.

Noticias relacionadas