Atualidade Sociedade Ana Mesquita Fevereiro 28, 2022 (Comments off) (246)

Câmara do Cartaxo apoia organização paroquial da Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para a qual são esperados mais de três milhões de jovens de todo o mundo, decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, de 1 a 6 de agosto e será encerrada pelo Papa Francisco.

A proximidade do concelho e Lisboa e as acessibilidades que ligam a capital ao concelho podem contribuir para que o Cartaxo seja um dos centros de acolhimento para os jovens que virão de todo o mundo.

O vice-presidente da câmara do Cartaxo, Pedro Reis, explicou que o apoio solicitado à autarquia será essencialmente logístico, “a disponibilização de equipamentos municipais nos quais os jovens possam ficar alojados, eventual apoio na logística destes espaços durante os dias de realização do evento ou no seu transporte para Lisboa”.

O objetivo do comité organizador paroquial (COP) do Cartaxo é que o concelho se transforme “num dos centros de acolhimento e permanência de milhares de jovens”, explicou a vereadora Maria João Oliveira, responsável pela Cultura e Desporto, adiantando que a câmara municipal está disponível “para contribuir com o que estiver ao nosso alcance”.

Nos próximos meses, o trabalho do COP vai centrar-se no levantamento das opções de alojamento que os jovens podem ter no concelho, seja em casas de famílias que se disponibilizem para os receber, seja em espaços e equipamentos públicos.