Câmara do Cartaxo assegura refeições aos alunos do escalão A

(Publicado em: 16 Março, 2020)

Na sequência do encerramento dos estabelecimentos escolares decidido em Conselho de Ministros no passado dia 13 de março, que suspendeu todas as atividades letivas e não letivas, de 16 de março a 13 de abril –  sendo que até 27 de março se trata de suspensão da atividade e desta data até 13 de abril decorrerá o habitual período de férias da páscoa –, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares esclareceu, através de comunicado às escolas, que o fornecimento de refeições escolares aos alunos com escalão A da Ação Social Escolar deve ser garantido, devendo cada escola, em conjunto com as autarquias e os prestadores de serviço, encontrar a forma mais eficaz e segura de fornecer as refeições.

Durante o dia 13 de março, a área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo trabalhou com os agrupamentos de escolas do concelho e com a empresa fornecedora de refeições.

Os dois agrupamentos – Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo –, contactaram os pais e encarregados de educação, para aferir do seu interesse em que as crianças e jovens pudessem usufruir das refeições, tendo obtido confirmação para vinte e oito crianças, até ao momento.

O autarca afirma estar ciente “ que um processo que tivemos de organizar em apenas um dia útil, obriga a especial atenção da nossa parte, tanto como dos agrupamentos de escolas. A entrega de refeições poderá vir a ser alargado a mais crianças deste escalão, caso os pais e encarregados de educação manifestem essa necessidade”.

As refeições serão confecionadas na cozinha da Escola José Tagarro e distribuídas, pela empresa, em cada estabelecimento de ensino.

Pedro Magalhães Ribeiro destaca o “esforço que os professores dos dois agrupamentos de escolas fizeram para conseguir contactar, por telefone, o maior número possível de pais”, assim como, “a disponibilidade quer dos agrupamentos, quer dos técnicos e trabalhadores municipais na construção de uma solução em tão pouco tempo”.