Atualidade Publicidade Ana Mesquita Janeiro 26, 2022 (Comments off) (71)

Câmara do Cartaxo tem em curso trabalhos de controlo de pragas

A primeira intervenção do ano para o controlo de animais rastejantes nas redes de saneamento e de águas pluviais já teve início e prevê operações em quase mil locais destas duas redes.

Os trabalhos de desratização e desbaratização em curso implicam a intervenção em 876 tampas da rede de saneamento, no que respeita às águas residuais domésticas, em 100 tampas da rede de águas pluviais e em diversos pontos das linhas de água.

Pedro Reis, o vereador responsável pelo pelouro, destaca que é muito importante que “a limpeza e a higienização do espaço público sejam percebidas como objetivos comuns, para os quais todos devemos contribuir”. A Câmara Municipal “tem de cumprir o que são as suas obrigações, mas todos podemos ajudar com comportamentos responsáveis”, referindo-se à importância de acondicionar, em sacos, o lixo que é depositado nos contentores ou de manter o espaço público livre de resíduos que contribuam para a proliferação de pragas, como ratos e baratas.

Os trabalhos em curso têm uma duração prevista de duas a três semanas. O contrato prevê, também, a execução de trabalhos de controlo de pragas em edifícios e equipamentos municipais, a desinfestação da lagarta do pinheiro, a retirada e destruição dos ninhos de vespa asiática e a desratização em estabelecimentos de ensino, com especial enfoque nos refeitórios escolares e o controlo de formigas, caso este se revele necessário.