Câmara do Cartaxo vai reabrir espaços municipais que foram encerrados por causa do Covid 19
No contexto de alteração da situação de calamidade para situação de alerta, decidida em Conselho de Ministros, que passou a vigorar na generalidade do território nacional no dia 1 de julho, a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu no dia 2 de julho por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo. Pedro Magalhães Ribeiro apresentou à Comissão a sua proposta de reabertura de alguns equipamentos municipais e definição de medidas de mitigação de contágio por novo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID -19. A proposta foi aprovada por unanimidade.
A proposta define a abertura de alguns equipamentos e espaços públicos sob gestão municipal – Centro Cultural Município do Cartaxo, Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Parque de Santa Eulália e Complexo Cultural e Desportivo da Quinta das Pratas, este último mantendo a proibição de utilização do parque infantil e dos campos polidesportivos.
Os mercados – Municipal, Semanal e Mensal – mantêm-se abertos com as condições que já constavam em Plano de Contingência próprio, assim como se mantém o funcionamento do Transporte Urbano do Cartaxo (TUC), que retomou a circulação em junho.
Os serviços de atendimento ao público mantêm o atendimento presencial por marcação, garantindo a continuidade da prestação dos serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto com os cidadãos, empresas e instituições.
Mantêm-se encerrados o Centro de Convívio do Cartaxo, as Piscinas Municipais, o Pavilhão do INATEL, o Estádio Municipal do Cartaxo – com exceção das atividades praticadas pelos clubes desportivos em cumprimento das normas e orientações da DGS – e todos os parques infantis municipais.
As medidas agora aprovadas entrarão em vigor a partir de dia 6 de julho, segunda-feira, e vão estar em avaliação constante pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Para além das medidas que devem ser cumpridas em todos os espaços públicos, o presidente da câmara municipal deixou um apelo a todos os representantes de autarquias e instituições presentes na reunião “que todos sejamos agentes de sensibilização, de pedagogia junto da nossa comunidade, que todos sejamos exemplo do que esperamos que as cidadãs e os cidadãos do nosso concelho cumpram”.