Caminhadas performativas estão a chegar ao concelho do Cartaxo

Publicado em 11 Out 2018
Comment: Off

As caminhadas performativas do projeto “Caminhar para unir territórios” estão a chegar ao concelho do Cartaxo.

Esta iniciativa da Associação Cultural Materiais Diversos e do Teatro do Silêncio parte-se em dois percursos – Percurso Bairro e Percurso Campo.

“O que diferencia esta caminhada das caminhadas ditas normais é o facto de propormos às pessoas que vêm caminhar connosco a realização de alguns exercícios, exercícios esses inspirados na escrita e no corpo e numa ideia de ler o território. O conceito deste projeto é ligar o corpo ao território através do ato de caminhar”, explicou Maria Gil, coordenadora deste projeto, à Tejo Rádio Jornal.

O Percurso Bairro vai decorrer no próximo sábado, dia 20 de outubro, com partida no Centro Cultural do Cartaxo (CCC) e meta no Parque de Santa Eulália. Este percurso de 4,5 km é considerado de grau fácil e vai decorrer entre as 15h00 e as 19h00.

“Na caminhada do bairro a ideia partiu de levar as pessoas a perderem-se na sua própria cidade. Poderem descobrir outros caminhos para ver a cidade. No Cartaxo há muitos edifícios em que entramos pela porta principal numa rua e se formos pela porta dos fundos saímos noutra e as pessoas se calhar nem sabiam disso. A ideia é precisamente essa, levar as pessoas a deambular e a redescobrir a sua própria cidade”, contou Maria Gil.

Para o sábado seguinte, 27 de outubro, está agendado o Percurso Campo, da Estação Ferroviária do Setil até à Aldeia da Palhota, também das 15h00 às 19h00. Esta caminhada é de grau de dificuldade moderado, sendo a distância a percorrer de 11 km.

“Na caminhada pela lezíria, passamos pelos diques, pela vala, pelos campos de cultivo. Aqui a ideia é o caminhante relacionar-se com a paisagem e com o rio e deixar que a zona nos influencie porque é muito bonita”, declarou a coordenadora da iniciativa.

Note-se que quando os participantes chegarem à Palhota terão transporte, disponibilizado pela organização, para o regresso ao ponto de partida, no Setil.

As inscrições já estão a decorrer, sendo que podem ser feitas através de um e-mail para inscricoes@materiaisdiversos.com

A inscrição em cada um dos percursos tem o custo de 3 euros.

Noticias relacionadas