Atualidade Desporto Joaquim Palmela Outubro 29, 2021 (Comments off) (245)

Europeu de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo

Pelo terceiro ano consecutivo, Alhandra, no concelho de Vila Franca de Xira, vai ser o palco de duas das mais importantes provas internacionais de Triatlo. A Taça do Mundo de Paratriatlo e o Campeonato do Mundo de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas vão acontecer nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), envolvendo mais de 30 países e 150 atletas.

O evento é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com o Alhandra Sporting Club.

Na Taça do Mundo de Paratriatlo, sábado, participam este ano cerca de 58 atletas de sete categorias (mais 12 atletas guias da categoria PTVI). Além de atletas de Portugal, estarão também em competição atletas de Espanha, França, Grã-Bretanha, África do Sul, entre outros.

O Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas, domingo, conta com 300 metros de natação, 6,6 km de ciclismo e 1,8 km de corrida. O segmento da natação é realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho, sendo o palco do segmento de corrida entre Alhandra e Vila Franca de Xira. Além de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda e Luxemburgo são outras das nações presentes nesta competição, incluindo a equipa francesa Poissy Triathlon, tricampeã europeia.