Atualidade Destaque Ana Mesquita Agosto 5, 2022 (Comments off) (213)

Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo em passeio convívio

A câmara municipal do Cartaxo organizou um passeio convívio que juntou candidatos e candidatas a Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo. Os jovens visitaram o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, a Adega do Cartaxo, o complexo SóRio, a Palhota e terminaram o dia com um passeio no Tejo.

Este dia foi aproveitado para que se conhecessem, mas também para lhes transmitir conhecimentos acerca do concelho, que vai ser fundamental em todo o processo que os vai levar à eleição e, posteriormente, a representar o concelho na final nacional do concurso Rainha das Vindimas de Portugal.

Os candidatos e candidatas à eleição concelhia são nove: Maria Beatriz Antunes e Rafael Tristão (União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta); Diana Gomes e Vasco Mota (União de Freguesias de Ereira e Lapa) ; Francisca Paulos (Pontével); Maria Inês Messias (Valada); Patrícia Frazão (Vale da Pedra); e Joana Ramalho e João Miguel Marques (Vila Chã de Ourique), jovens que têm em comum o amor pela terra onde nasceram e onde residem ou onde voltam recorrentemente.

É o caso da candidata de Vila Chã de Ourique, Joana Ramalho. Com 23 anos, é fisioterapeuta de profissão, que exerce em Pombal, mas é em Vila Chã de Ourique que se sente em casa e, quando questionada sobre os motivos que a levaram a concorrer, Joana destacou a oportunidade de conhecer melhor as tradições.

Maria Inês Messias, de Valada, tem 18 anos e, tal como milhares de jovens, espera os resultados do concurso de acesso ao ensino superior. Maria quer ser terapeuta ocupacional.

Maria confessa que sempre pensou concorrer. Os conhecimentos adquiridos neste concurso, a experiência, as amizades e o tempo livre de que dispõe foram determinantes para a decisão.

Diana Gomes, de 24 anos, auxiliar de Ação Educativa no Jardim de Infância da Ereira, é a candidata da União de Freguesias Ereira e Lapa. “Deu-me na cabeça e fui”, começa por brincar Diana sobre os motivos que a levaram a concorrer. Já mais a sério, diz que já tinha conhecimento sobre o funcionamento do concurso.

Vasco Mota é o candidato da União de Freguesias Ereira e Lapa. Estudante à espera de saber se entrou para o curso de Comunicação Social, tem 18 anos e concorreu por achar que esta experiência o pode ajudar.

Rafael Tristão, de 19 anos, representa a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, e diz que a decisão de concorrer foi “do dia para a noite”.

Se para as candidatas e candidatos anteriores tudo é novidade, algumas há que já estão a repetir a experiência.

É o caso de Francisca Paulos, de 24 anos, de Pontével, licenciada em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis é, nesta altura, responsável de loja adjunta numa grande superfície comercial. A experiência em 2013 foi tão boa que não hesitou em repetir.

Também para Maria Beatriz Antunes, 23 anos, licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, representante da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, o concurso não é novidade.

O facto de este não ser um típico concurso de beleza foi determinante para que Beatriz voltasse a concorrer.

A representante de Vale da Pedra é Patrícia Frazão, de 22 anos, formada em Teatro mas a trabalhar numa imobiliária, é também uma repetente.

Para Patrícia, este não é, definitivamente, um mero concurso de beleza.

E quanto a expectativas, Francisca Paulos não tem dúvidas: quer aproveitar ao máximo.

Para Maria Inês Messias, este concurso vai ser uma experiência para a vida.

O mais importante é que todos desfrutem da experiência, considera Diana Gomes.

Fazer boa figura pela sua freguesia para chamar mais candidatas é o objetivo de Patrícia Frazão.

O desejo de representar bem a freguesia que os elegeu estende-se a Vasco Mota.

O objetivo é ganhar mas, se isso não acontecer, vai ser igualmente bom, destaca Rafael Tristão.

Os candidatos e candidatas a Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo estiveram juntos pela primeira vez, à exceção do candidato de Vila Chã de Ourique, que apenas pôde participar na atividade na parte da manhã.

A eleição está marcada para dia 17 de setembro.