Cartaxo assinala Dia Mundial da saúde com feira dedicada ao setor

Foram mais de duas dezenas as organizações públicas e privadas que ocuparam o centro do Cartaxo, no passado dia 9 de abril, para, ao lado de empresas e instituições de ensino, participarem na Feira da Saúde – iniciativa da Câmara Municipal integrada num programa alargado de atividades que, durante seis dias, vão assinalar o Dia Mundial da Saúde.

 Nesta segunda edição da Feira, o objetivo continuou a ser “trazer o tema da saúde para a rua, para que as pessoas falem mais sobre estilos de vida saudáveis, sobre a importância de diagnósticos precoces, sobre como ajudar os que já precisam de apoio”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.

 Para o autarca, a Semana da Saúde “quer colocar a tónica na prevenção e na qualidade de vida, sem esquecer as respostas disponíveis e o debate sobre as necessidades do setor e dos utentes”.

A ligação ainda mais próxima à comunidade escolar, foi um dos desafios deste ano, “com um saldo positivo”, visível quer na presença do Projeto Geração Saudável nos dois agrupamentos de escolas, quer nas aulas abertas para debater questões de saúde mental, que a Associação A Farpa, levou à escola Secundária do Cartaxo, ou as sessões de sensibilização para a dádiva de sangue, nos estabelecimentos de ensino do concelho.

A Praça 15 de Dezembro acolheu expositores e autocarros temáticos – o Projeto Geração Saudável, da Ordem dos Farmacêuticos, e a Unidade Móvel de Doação de Sangue e Medula Óssea –, workshops de emergência e suporte básico de vida, pelos Bombeiros Municipais do Cartaxo, demonstrações de Chi Kung e Boccia Sénior, a par de palestras sobre osteopatia e acupunctura, ou o papel do Reiki no equilíbrio da Saúde.

 Rastreios e atividades como o Projeto de Promoção do Ciclismo, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Clube de Ciclismo Marco Chagas, contaram com participantes de todas as idades.

 O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) foi acompanhado na sua ação de sensibilização para a dádiva de sangue e medula óssea, por personagens como Darth Vader ou Kylo Ren, que fizeram as delícias dos admiradores da saga Guerra das Estrelas – foi  501st Legion Portugal, que se associou à ação, participando ativamente nas atividades da Feira.

 Conceição Reis, coordenadora da área de Ação Social e Saúde do município, afirmou que a Feira da Saúde “é um projeto municipal que tem contado com o apoio de inúmeras instituições, que têm permitido transformar este evento e toda a programação da Semana da Saúde, num espaço de divulgação de serviços e respostas na área da saúde, enquanto se promovem estilos de vida saudáveis”.

A Feira da Saúde encerrou com uma aula de Zumba, pela professora Sofia Cruz, mas a Semana da Saúde continua até ao próximo dia 14 de abril, com sessões públicas promovidas pela Aces Lezíria – Unidade de saúde Familiar do Cartaxo, que decorrem no Centro Cultural do Cartaxo, o mesmo local onde a Semana encerrará com um dia dedicado à saúde Mental, num Fórum promovido pela Plataformas Supraconcelhias da Lezíria e Médio Tejo.

Deixe um Comentario

*