Cartaxo Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde

Desde as 14h00 de hoje, dia 27 de abril, oitenta pessoas, estão em formação, na Escola Secundária do Cartaxo. Na sua maioria são assistentes operacionais de municípios do Cartaxo, Azambuja e Almeirim, mas também voluntários que já estão integrados na Bolsa de Voluntariado da Câmara Municipal do Cartaxo

 Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, explicou que a ação de formação foi uma iniciativa do “Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, em articulação com o Hospital Distrital de Santarém, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros Municipais, para que os nossos assistentes operacionais e voluntários pudessem ter formação adequada em caso de ser necessário evacuar utentes de um lar de idosos”.

“No concelho, já foi necessário ativar duas das seis zonas de quarentena que temos instaladas, para acolher 32 pessoas suspeitas de Covid19”. Esta experiência, “mostrou-nos que em caso de ser necessário evacuar utentes de uma ERPI, os nossos assistentes operacionais e os voluntários que deram um excelente apoio a estas pessoas, não teriam os conhecimentos técnicos para apoiar utentes de lares de idosos, com patologias específicas, muitos deles acamados. Por maior que fosse a sua vontade de ajudar, não saberiam como fazê-lo em segurança para si próprios e para os utentes”.

A formação, certificada, decorrerá nos dias úteis, de 27 de abril a 4 de maio, das 14h00 às 19h00 e integra temas como – atividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, prevenção e controlo de infeção ou cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida. 

Noticias relacionadas