Cartaxo organizou formação para Assistentes Operacionais na Saúde

(Publicado em: 6 Maio, 2020)

A Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde, preparou oitenta pessoas para que possam, em caso de necessidade, dar apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População, ou hospitais de retaguarda, teve início no dia 27 de abril e terminou esta terça-feira, 5 de maio, na Escola Secundária do Cartaxo.

Com foco no apoio em saúde a idosos, a formação integrou as medidas preventivas assumidas pelos onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e pretendeu dotar os municípios de assistentes operacionais prontos para intervir, em caso de necessidade de evacuação de uma Estrutura Residencial de Apoio a Idosos.

Os formandos são, na sua maioria, assistentes operacionais de municípios do Cartaxo, Azambuja e Almeirim, mas também voluntários que já estão integrados na Bolsa de Voluntariado da Câmara Municipal do Cartaxo.

Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil iniciou contactos com o Hospital Distrital de Santarém e com a Cruz Vermelha Portuguesa para que esta formação pudesse ser feita no Cartaxo, para criação de resposta integrada, em caso de eventual necessidade de evacuação, no âmbito da pandemia de COVID19.

A ação integrou formação teórica e prática, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo. Atividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, prevenção e controlo de infeção ou cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida, foram alguns dos temas abordados ao longo dos cinco dias de formação.