Atualidade Destaque Ana Mesquita Junho 24, 2022 (Comments off) (527)

Programa diário das Festas da Cidade do Cartaxo

De quinta-feira a domingo, a animação está garantida, com animação musical pela rua, fados, largadas de toiros, DJ’s, desfile etnográfico, corrida de toiros, procissão e um sem número de outras atividades agendadas para o espaço junto à Praça de Toiros da cidade.

A inauguração está marcada para quinta-feira, 23, pelas 18h. A ocasião será abrilhantada pela Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta e pelos Cavaquinhos da Universidade Sénior. A partir das 20h há animação musical pelas ruas, com a Bandinha Músicos d’Aldeia e os Tintus Brass. Duas horas depois, pelas 22, começa a Noite de Fados com Cristina Luz, Ginestal Martins, Hugo Faustino e Manuel José Duarte. O Espaço Ateneu abre portas às 22h30, e a largada de toiros está marcada para a meia-noite.

Na sexta, 24, há desfile etnográfico pelas crianças das escolas da cidade logo pelas 10h. Para as 19h está marcada a Missa seguida de Procissão em Honra de São João Batista. Os Pilha Galinhas sobem ao palco pelas 20h30. Às 22h há mesa da tortura e estátuas, na Praça de Toiros, e a música regressa às 23h30, com Tiago Silva. A largada de toiros começa quando for 1h, a mesma hora marcada para o início da Festa dos Anos 80/90 no Espaço Ateneu, com os DJ’s Rui Alves e Tolan.

Sábado há jogos tradicionais e animação musical pelas ruas da cidade com a Bandinha da Ereira, a partir das 10h. Às 18h atua a Escola de Acordeões Andreia Sofia; a partir das 20h há Festival de Folclore; às 22h há corrida de toiros; a largada de toiros está marcada para a 1h e, no Espaço Ateneu, há Festa dos Anos 90/2000, com os DJ’s Fernandinho e Vassalo.

O último dia de festa, domingo, começa com um passeio de cicloturismo pela cidade em homenagem às glórias do concelho, às 10h. Também às 10h, a Praça de Toiros abre portas para a atividade “A criança e o cavalo”. Mais tarde, pelas 17h, também na Praça de Toiros, há foot-vaca e garraiada de São João. Para as 19h está agendada uma demonstração de Ballet e Judo do Ateneu. A música regressa pelas 22h, com os Odisseia; a última largada de toiros começa pelas 23h30 e as Festas da Cidade despedem-se de 2022 pela 1h, com fogo-de-artifício.