Cartaxo reforça Formação de Assistentes Operacionais

A Câmara Municipal do Cartaxo já iniciou as ações de formação especialmente dedicadas aos trabalhadores e trabalhadoras que, nos estabelecimentos de ensino, são elementos fundamentais no apoio a crianças e jovens, mas também ao trabalho do corpo docente.

Ao longo de cerca de 40 sessões, que envolvem 120 assistentes operacionais, vão ser tratados temas como a gestão de emoções, a resolução de conflitos, a comunicação positiva, ou a capacidade de promover a tranquilidade junto dos mais novos.

A formação é ministrada pela EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo, que integra a área de Educação e Juventude da autarquia e vai decorrer nos estabelecimentos de ensino dos dois agrupamentos de escolas do concelho – o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

 As ações de formação têm como objetivo a criação de “confiança no desempenho de funções que são essenciais para manter as aulas presenciais”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, mas também de “consolidação das regras e dos comportamentos a cumprir pelas e pelos assistentes operacionais.

A formação divide-se em quatro workshops – a decorrer em modo presencial e online.

A primeira ação de formação decorreu no dia 23 de novembro na Escola Básica n.º 3 do Cartaxo.

O tema Gestão de Emoções num workshop que assume relevância num ano letivo especialmente difícil para toda a comunidade educativa.

As ações de formação integram quatro workshops – Gestão de Emoções – Termómetro dos Sentimentos; Técnicas de Midfulness – Tempo de Acalmar; “Já não vale a pena falar com eles… Não fazem caso de nada do que lhes digo!” – Formação em Comunicação Positiva e Eficaz com Crianças e Jovens; e Gestão de Conflitos – Comunicação Positiva.

As ações serão realizadas cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

A partir de dezembro a área de Educação e Juventude da Câmara Municipal, através da EMIC, vai também iniciar ações de formação para pais e encarregados de educação com os projetos – Educação Parental Positiva e Fórum das Famílias.

Noticias relacionadas

Deixe um Comentario

*