Cartaxo tem Cápsula do tempo

O projeto promovido no âmbito das Comemorações do Bicentenário, escolheu o Dia Mundial da Criança para receber dezenas de objetos deixados para o futuro pelos mais pequenitos, pelas famílias, associações, atletas, órgãos de comunicação social, instituições e empresas.

 A Cápsula que vai preservar, durante cinquenta anos, os objetos que são testemunho de quem são os cartaxeiros e de como vivem no ano em que se comemora o Bicentenário do Concelho, foi inaugurada no dia 4 de junho e os primeiros objetos lá depositados saíram das mãos das crianças.

Ao longo do dia, inúmeras pessoas de todas as idades depositaram na Cápsula símbolos que são testemunhos futuros de quem são e de como vivem – Marco Chagas e o seu neto Martim, colocaram na Cápsula a camisola que o ciclista envergava em 1986, quando venceu, pela quarta vez, a Volta a Portugal, Os Quarentões 2016, deixaram para o futuro o programa da Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro que terá lugar em setembro, a Casa Brincheiro depositou na Cápsula um barrete de campino, símbolo do Ribatejo, famílias houve que escolheram depositar a sua árvore genealógica, fotografias, até mesmo uma lancheira que simboliza o seu apreço por doces e guloseimas, um papá e uma mamã deixaram minúsculos sapatinhos de bebé, como testemunho do seu amor.

Ao fim do dia, a Cápsula do Tempo foi encerrada por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e por Frederico Corado, membro da Comissão das Comemorações, que coordena o projeto. Para o autarca, “este é o dia certo para iniciar este projeto”, referindo-se à festa de comemoração do Dia Mundial da Criança.

O autarca revelou que “recebemos ao longo do dia muitas mensagens de pessoas que estão longe e gostariam de participar, que querem deixar na Cápsula o seu testemunho do tempo presente”, pelo que a autarquia e a Comissão consideram a possibilidade de alargar o prazo para entrega de objetos, até ao próximo dia 10 de dezembro, dia do encerramento das Comemorações do Bicentenário.

 

Deixe um Comentario

*