Sociedade A Redação Setembro 26, 2022 (Comments off) (142)

Cartaxo vai receber “A Clássica”

O Cartaxo recebe, nos dias 15 e 16 de outubro, “A Clássica”, um passeio de bicicleta que transporta os participantes “a uma época em que pedalar era sinónimo de espírito de aventura e de históricos confrontos sobre rodas, em que o singular design da bicicleta fundia homem e máquina, entre estradas com pó, paisagens verdejantes e montanhas”, segundo a organização.

“A Clássica”, um passeio ciclista de época, tem por objetivo celebrar a amizade e a sã camaradagem com o gosto pelas bicicletas antigas”. Segundo a organização, “não tem qualquer classificação individual ou coletiva nem espírito competitivo, sendo uma manifestação que alia a cultura e o património ao uso da bicicleta. Pretende, também, sensibilizar para o uso diário da bicicleta como meio de transporte e o gosto pela mesma”.

Só serão permitidas bicicletas fabricadas até ao ano de 1987, mas réplicas de bicicletas antigas mais modernas também são aceites; as mudanças das bicicletas de estrada devem estar no quadro; não é permitido o uso de pedais de “encaixe”; e o estilo dos participantes deve-se enquadrar numa época anterior a 1987.

Assim, o local de partida e de chegada é na Quinta das Pratas, onde estará instalado o secretariado.

No sábado, dia 15 de outubro, às 15h, os participantes vão fazer um pequeno passeio (7km) pela cidade do Cartaxo em homenagem aos ciclistas do concelho e depositar flores no monumento aos ciclistas. No final do passeio há prova de vinhos da região e visita ao Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. O primeiro dia de “A Clássica” termina com a projeção do filme “A alma de um Ciclista” de Nuno Tavares, no Auditório do Museu, às 18h30.

Domingo,16 de outubro, as atividades começam pelas 9h, com um passeio de 55 Km pelo concelho do Cartaxo, de dificuldade baixa/média (420m de ganho de elevação). Este passeio vai passar por Valada, Pontével e Vale da Pinta, com partida e chegada na Quinta das Pratas, onde terá lugar um almoço com prendas e surpresas.

As inscrições podem ser feitas em https://aclassica.pt/inscricao/.